terça-feira, 13 de setembro de 2011

Flipiri, Flist, Flimar, Flica, o jeito FLIP de fazer festa

Por Cristina Carneiro


Foi-se o tempo em que a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) se postava, glamourosamente, como a única festa literária do país. É verdade que é ela a referência e é ela que causa um rebuliço para além da semana de festa. 

A FLIP é mais ou menos como o carnaval; no dia seguinte ao fim da Festa, já se fala da próxima, cogitando-se possíveis autores que estarão presentes na edição seguinte. Os amantes da literatura ligados nessas querelas acompanham as prováveis vindas de autores internacionais, as desistências e outros imprevistos que ocorrem ao longo da organização. 

O fato é que a FLIP, que completa 10 anos em julho de 2012, não apenas emplacou (com a bela ajuda do cenário colonial-bucólico da cidade de Paraty), como fez moda. Vez por outra, surge uma nova festa literária, internacional ou não, de preferência em cidades com apelos semelhantes aos de Paraty, ou seja, numa cidade histórica, monumental, defendida pelo IPHAN. 

Nas cidades históricas...
A cidade de Cachoeira, na Bahia, por exemplo, lança, este ano, sua primeira Festa Internacional Literária de Cachoeira, a Flica, que ocorre de 11 a 16 de outubro (com o feriado do 12 de outubro no meio...). Com convidados internacionais, nacionais e nacionais baianos, a Flica vai pôr nas rodas de debates assuntos ligados à literatura, à história, às questões político-sociais e também entretenimento e educação. 

Este ano já aconteceram outras duas festas literárias em cidades históricas do interior dos estados. Uma delas foi a III Flipiri – Festa Literária de Pirenópolis (GO) –, que, em maio, homenageou a poetisa Cora Coralina. E a outra foi a II Flimar – Festa Literária de Marechal Deodoro – ocorrida, no início deste mês, na cidade alagoana e histórica de Marechal Deodoro. 

É quase um FLIP
Rebuliço midiático parecido com o que ocorre nos dias de  FLIP e, como a FLIP, com patrocinadores de peso, a Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco – é a que chega mais perto das proporções do padrão FLIP de festa literária. Já emplacada, a 7ª edição da Fliporto será em Olinda, de 11 a 15 de novembro (boa para se aproveitar o feriado do 15 de novembro), com o tema “Uma viagem ao Oriente” http://fliporto.net/.  

Outras festas por aí...
Além das já mencionadas, este ano também aconteceu a 4ª edição da FestiPoa (Festa Literária de Porto Alegre), a I Felit (Festa Literária de São Bernardo do Campo) e a Flist (Festa Literária de Santa Teresa), que, em maio deste ano, realizou a 3ª edição. E, no quesito infantil, já está programada a Fliportinho – Festa Literária Infantil de Porto de Galinhas, que ocorrerá de 28 de agosto a 1º de setembro de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário